Em comemoração aos 78 anos do dramaturgo espanhol Fernando Arrabal, o Circuito Torre de Arrabal realiza um amplo diálogo sobre a obra deste grande mestre entre esta terça-feira (10) e 22 deste mês, em Salvador, utilizando as linguagens de teatro, cinema e artes visuais.

O evento foi selecionado pelo Calendário de Apoio a Projetos Culturais 2010, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), tornando possível a vinda do próprio Arrabal a Salvador, através do custeio das passagens aéreas, para participar das atividades, que são abertas gratuitamente ao público.

Nascido no Marrocos espanhol em 1932, Arrabal, além de ser o autor espanhol mais encenado no mundo, é um dos poucos nomes do chamado ‘teatro do absurdo’ que ainda vivem e produzem, consagrado entre ícones como Samuel Beckett, Eugène Ionesco, Salvador Dalí e Pablo Picasso.

Na programação teatral, o Circuito Torre de Arrabal apresenta Torre de Babel, uma montagem com texto de Fernando Arrabal e direção de Marcelle Pamponet, que estreia quarta-feira (11), às 20h, no Teatro Martim Gonçalves, no bairro do Canela. É exatamente neste dia que Fernando Arrabal faz aniversário, que será celebrado com a paresença do dramaturgo no teatro. A peça segue temporada até o dia 22.

Em artes visuais, Torres de Giz ocupa a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), também no dia 11, às 17h30, com uma instalação do artista português João Aires.

Na ocasião, Arrabal conversará com o público, ao lado de Wilson Coelho (estudioso de Arrabal – UFF) e Gil Vicente Tavares (dramaturgo e diretor baiano). Na mesma noite, em parceria com a Pizzaria Colombo, acontece, para convidados, o vernissage da exposição fotográfica Torre de Imagens: Revelando Arrabal, que estará aberta à visitação de 12 a 22 deste mês.

Filmes e documentários

Já a obra cinematográfica de Arrabal será resgatada em retrospectiva composta de sete filmes, além de dois documentários sobre sua vida e obra – um do baiano Fernando Bélens, Fragmentos de Arrabal, e o outro, francês, A Arte de Ser Arrabal, inédito no Brasil e na França.

Na abertura da mostra, nesta terça-feira, às 19h, Arrabal estará com os cinéfilos de Salvador para um bate-papo. A mostra fica em cartaz até 18 deste mês, no Instituto Cervantes, na Ladeira da Barra.

A programação completa do Circuito pode ser conferida no blog Torre de Arrabal.