O professor Luis Henrique Dias Tavares, autor do clássico “História da Bahia” (11ª edição, Edufba/Edunesp, 2009), lança, nesta quinta-feira (12), a partir das 17h30, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), “Bahia, 1798”, paradidático ilustrado pelo artista gráfico Cau Gomez. O novo livro foi editado e impresso pela Empresa Gráfica da Bahia (Egba) e, no lançamento, será vendido por R$ 20,00. A renda será destinada, por decisão do autor, ao IGHB.

O tema de “Bahia, 1798” é a sedição intentada na Cidade do Salvador contra o domínio português e a favor da liberdade dos escravos. O professor Luis Henrique Dias Tavares, Emérito da Ufba e Doutor Honoris Causa da Uneb, estuda o tema há mais de 50 anos e é autor da “História da sedição intentada na Bahia em 1798” (São Paulo: Pioneira, 1975), livro que obteve novas edições nos anos seguintes. A data do lançamento de “Bahia, 1798” refere-se ao 12 de agosto de 1798, quando os sediciosos afixaram boletins nas principais vias da capital baiana propagando as idéias do movimento.

Nos últimos anos, o professor tem mobilizado parceiros no Executivo e no Legislativo com o propósito de enaltecer os episódios e os heróis da sedição de 1798, sobretudo os mártires que foram enforcados e esquartejados em 9 de novembro de 1799 – João de Deus Nascimento, Manuel Faustino dos Santos Lira, Lucas Dantas do Amorim Torres e Luiz Gonzaga das Virgens e Veiga –. Nesse sentido, o autor aplaudiu a iniciativa da denominação dos quatro portões da Praça da Piedade com os nomes desses baianos.