A noite de quinta-feira (12) foi de celebração à cultura popular do município de Irará. Grupos de Lindro Amor e a Burrinha desfilaram seu samba no pé na cerimônia de abertura da Sala do Artista Popular (SAP), com Potes e Caborés – A Cerâmica de Irará, na Galeria Mestre Abdias, sede do Instituto Mauá Pelourinho.

“O trabalho que a gente desenvolve tem como base chamar a atenção para que o artesanato não é uma mera mercadoria comercial, mas tem embutido todo um valor cultural e que representa uma comunidade”, afirmou o coordenador do Promoart, Ricardo Gomes.

O órgão, vinculado ao Ministério da Cultura e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é o responsável pela realização da SAP e conta com a parceria estadual das secretarias de Cultura (Secult) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Em cartaz, mais de 300 peças que retratam o traçado peculiar das artesãs do município com talento e criatividade para transformar o barro em arte. Panelas, tachos, fogareiros, miniaturas, porrões, engana-gatos, travessas, sopeiras e caqueiros típicos da produção artesanal local mantêm preservada a herança cultural datada do século 19, a partir do trabalho de 23 ceramistas tradicionais.

“Fui criada com a cerâmica e também criei meus filhos com isso. E acho uma coisa muito boa o nosso trabalho estar sendo mostrado”, afirmou a ceramista Margarida Rodrigues da Conceição.

“Trabalho com isso desde os 12 anos, aprendi com minha mãe. E a família toda também mexe com cerâmica: meu marido e meus sete filhos. Então, a cerâmica significa muita coisa pra gente. Tenho orgulho do que faço”, disse a artesã Onorina Francisca Filha.

Em anexo à mostra de cerâmica, no espaço do mezanino, o público ainda pode conferir artefatos em cestaria e trançado, e em retalho, criados a partir do aproveitamento do cipó. Ao todo, a SAP envolve 45 artesãos de quatro comunidades rurais de Irará.

A exposição vai até 30 de setembro, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h. Todas as peças estão à venda. A Galeria Mestre Abdias fica na rua Gregório de Matos, 27, Centro Histórico de Salvador.