Na próxima sexta-feira (13), às 19h, será aberta na cidade de Vitória da Conquista a terceira e última exposição da edição 2010 dos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia. Com 28 obras de diversos estilos e temáticas, a mostra fica em cartaz no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, com entrada gratuita, até 26 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

Resultado de edital da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), os Salões são uma ação de difusão e incentivo à produção em artes visuais no Estado por possibilitarem a divulgação de trabalhos, a circulação de artistas e a formação de público.

“Os Salões contribuem, anualmente, para a revelação de novos talentos, o reconhecimento de artistas experientes, o intercâmbio na área e a pesquisa de novas estéticas. A montagem das exposições em cidades do interior ainda possibilita a descentralização dos espaços de visibilidade das artes, ampliando o acesso e as opções para público, artistas e produtores culturais”, resume Gisele Nussbaumer, diretora da Funceb.

Neste ano, o edital Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia teve 530 projetos inscritos e 77 selecionados para compor três exposições, feitas em centros de cultura administrados pela Funceb em cidades do interior baiano. A primeira sede foi Feira de Santana, onde a mostra ficou aberta nos meses de junho e julho, no Centro de Cultura Amélio Amorim. Depois, os Salões chegaram a Jequié, no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, onde a exposição segue em cartaz até 22 de agosto.