Os dois primeiros viadutos da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, que ligam o Retiro ao Iguatemi e o Iguatemi ao Retiro, foram abertos neste fim de semana e devem receber em média 40 mil veículos por dia. São cerca de 340 metros de comprimento em cada sentido e 8,80 de largura com duas pistas de cada lado, o que vai facilitar o trânsito e acabar com os engarrafamentos no local.

No sábado (31), o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, a secretária da Casa Civil, Eva Maria Chiavon e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, visitaram a obra. Segundo o ministro, “com essa liberação, já vamos sentir uma melhora importante no trânsito da região. Inclusive queria agradecer a paciência da população com os transtornos, que sempre são causados por grandes obras”.

Já o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, afirmou que “a obra está seguindo o cronograma normal e não há grandes atrasos.” A cada semana a construtora responsável pela construção vai enviar um relatório com os cronogramas atualizados para a Conder.

A secretária da Casa Civil lembrou que com a conclusão destes primeiros viadutos o trabalho no canteiro vai ser facilitado. “Com a entrega desses dois viadutos, as máquinas e operários vão ter mais facilidade e espaço para trabalhar, o que agiliza a finalização das outras etapas”.

Operários e população esperam fim dos engarrafamentos

Depois de trabalhar durante mais de seis meses, o ajudante José Antônio diz o que sentiu ao ver o primeiro ônibus entrar na pista: “Eu não ando de carro, por isso queria ver o primeiro ônibus passar. Estou feliz em saber que deu tudo certo e que agora quem for ao trabalho não vai mais enfrentar aquele engarrafamento dentro de um ônibus neste trecho”, disse Zé Antônio, como é conhecido entre os colegas.

O motorista de ônibus, Joelmar Conceição, que já havia cruzado os viadutos nos dois sentidos, quer esquecer os engarrafamentos. “Às vezes perdia mais de 40 minutos só para cruzar a rótula. Acho que esse problema acabou”.

Labirinto confundia motoristas

Não é a toa que o local se chamava Rótula do Abacaxi. São quatro grandes avenidas se encontrando em mais de oito cruzamentos, sinaleiras, retornos, um verdadeiro labirinto que confundia os motoristas desavisados e provocava engarrafamentos gigantescos.