A Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) iniciaram esta semana, na sede da empresa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), uma série de encontros com representantes do Banco do Nordeste e possíveis financiadores do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir IV.

O programa, orçado em R$ 210 milhões, quer buscar parceiros que possam contribuir com suas atividades, discutindo o financiamento necessário para sua execução.

Durante o encontro, o secretário Edmon Lucas e o diretor-executivo da CAR, José Pirajá Pinheiro Filho, apresentaram ao Banco do Nordeste os projetos de combate à pobreza rural inseridos no Produzir IV. As ações do programa despertaram o interesse do gerente da Cédula de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, José Menezes Lima Júnior, em viabilizar os empreendimentos.

A nova versão do programa visa fortalecer os projetos que incluem a geração de renda para as famílias carentes e aqueles relacionados à infraestrutura social, capacitação e qualificação para os assistidos. As ações do Produzir IV serão iniciadas em janeiro de 2011 e o prazo previsto para a execução do programa é de cinco anos.

Edmon Lucas destacou que o programa visa uma mudança econômica e social na vida das famílias-alvo e falou da importância da fiscalização desses projetos pela CAR e pelo órgão financiador. “Pretendemos melhorar as possibilidades de manutenção do projeto, por meio de uma gestão compartilhada”.

Segundo José Pirajá, essa proposta é resultado da experiência em 27 anos de combate à pobreza realizada pela CAR. Ele informou que a empresa está fazendo uma avaliação dos casos positivos e negativos para aprimorar o programa por meio da observação das deficiências e virtudes dos projetos.

Participaram do encontro o agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, José Rolemberg Filho, o assistente da Diretoria Executiva da CAR, José Carlos Santana, a coordenadora do Agir/CAR, Ângela Brasileiro, e o chefe de gabinete e o consultor da Sedir, Herbert Frank e Manoel Bonfim.