Com um sistema de avaliação diferenciado, o Colégio Estadual Mandinho de Souza Almeida, no Município de Conceição do Almeida, a 160 quilômetros de Salvador, é considerado referência em gestão escolar democrática. O trabalho desenvolvido diminuiu significativamente a evasão e a repetência, e aumentou o interesse dos estudantes. Projetos interdisciplinares são a característica mais marcante desse novo sistema denominado Avaliação Global Inclusiva, uma iniciativa do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consede).

O esforço de todos rendeu ao colégio o terceiro melhor resultado estadual no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar 2009. “A avaliação é o nosso forte. Para chegarmos a esse resultado, primeiro, reunimos o colegiado escolar para desenvolver uma proposta de mudança, depois fomos de sala em sala, mobilizamos o grêmio estudantil, o grupo de pais, professores e funcionários”, explica a coordenadora do sistema Celidalva Sousa Reis.

A média que o aluno precisa atingir para passar de ano na maioria das escolas da rede estadual é cinco, mas a média seis do Colégio Estadual Martinho de Souza Almeida não assusta os estudantes. “É o contrário. A aceitação é impressionante não só entre nós, mas também entre nossos pais”, afirma Vinícius Fernandes. Ele explica ainda que os alunos são avaliados por meio de provas, seminários e atividades interdisciplinares. “Mas a nossa aptidão também é respeitada. É preciso observar em que área o aluno tem melhor desempenho, sua melhor desenvoltura. Isso também é considerado”.

Prêmio 

Além do Colégio Mandinho, o sistema de gestão de outras quatro instituições de ensino do Estado da Bahia ganharam destaque e o Colégio Estadual Casa Jovem II (Igrapiúna) foi o escolhido pelo Comitê Estadual de Educação para representar o estado na seleção nacional que definirá o vencedor do prêmio.

Classificação dos colégios

1-Colégio Estadual Casa Jovem II (Igrapiúna)
2-Escola Municipal Carlos Murion (Salvador)
2-Colégio Estadual Mandinho de Souza Almeida (Conceição do Almeida)
4-Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira (Salvador)
5-Centro Educacional Timóteo Alves de Brito (Teixeira de Freitas)