Prefeitos e secretários de Educação dos municípios da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu reafirmam a parceria com o Governo da Bahia para fortalecer o regime de colaboração, visando à melhoria da educação no Estado.

Em reunião realizada no município de Lençóis, nesta quinta-feira (26), com a participação do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, foi assinado o compromisso de adesão ao Programa Estadual de Apoio aos Municípios (Proam).

O desafio da parceria com os municípios, segundo o secretário Osvaldo Barreto, é garantir que nenhuma criança na Bahia fique fora da escola e que todas sejam alfabetizadas na idade adequada. “Afinal já está provado que quem aprende a ler e escrever até os oito anos de idade tem um bom desempenho escolar”.

O prefeito de Lençóis, Marcos Araújo, assegurou que “o município está aberto à parceria”, ressaltando os resultados alcançados na educação municipal com a articulação com o Estado, como o transporte escolar, as reformas das escolas e até a doação de equipamentos para a fanfarra.

O Fórum de Secretários da Educação da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu co-aduna com esse compromisso. “Construímos o Fórum com 21 municípios de dois Territórios de Identidade para fortalecermos as ações regionais e buscarmos soluções conjuntas”, disse o secretário de Educação de Seabra, Claudilson Sousa dos Santos, presidente do Polo 8, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Na oportunidade, Claudilson entregou a Osvaldo Barreto o documento do Fórum, solicitando apoio para implantar os planos municipais de educação, os conselhos de educação, e também para elaboração do plano de cargos e salários de professores.

Um dos caminhos para a articulação entre estado e municípios é a criação de fóruns regionais, como defende a secretária de Educação de Andaraí, Kalipsa Brito, também coordenadora de Articulações Institucionais do Polo 8 da Unidme.

“Considerando a amplitude do estado da Bahia, é fundamental a organização e entrosamento dos Territórios de Identidade para diagnóstico, planejamento e execução de propostas que visem à melhoria da oferta da educação com a otimização de recursos”, afirmou Kalipsa.