O Terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, fundado em 1910 por Eugênia Anna dos Santos (Mãe Aninha), comemora um século de existência sediando, nesta quinta-feira (26), encontro com secretários da educação dos municípios baianos no próprio Terreiro, no bairro São Gonçalo, em Salvador.

Promovido em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o encontro “Ofin no Olope” (Lei em Ação) vai debater sobre a implantação da Lei nº 10.639|2003, que inclui História e Cultura Afro-Brasileira como disciplina obrigatória no currículo oficial da rede de ensino do Brasil. Na oportunidade, acontece o lançamento do livro didático Epé Laiyé–Terra Viva, de autoria de Maria Stella de Azevedo Santos, conhecida nacionalmente como Mãe Stella de Oxossi.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia já adquiriu cinco mil exemplares do livro. Para o superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria da Educação da Bahia, Nildon Pitombo, “poder contar com instrumentos pedagógicos específicos, construídos com base no resgate e na valorização da cultura ancestral dos negros e negras, é muito importante para consolidarmos uma Educação pautada na democracia e no respeito às diferenças”.

O livro já vem sendo utilizado na Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, que funciona há mais de 30 anos dentro do Terreiro Ilê Axé Opó Afonjá e é uma referência nacional na implementação de leis e diretrizes que tratam da Educação para as relações étnico-raciais.

De acordo com o parecer da Secretaria da Educação da Bahia, “o livro torna-se um potencial instrumento de apoio pedagógico aos professores das escolas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, assim como nas escolas municipais quilombolas, pela sua propriedade teórico-cultural e pela qualidade estética apresentada”.

Uma das mais importantes Iyalorixás da Bahia, a autora do livro, Mãe Stella, atua tanto em sua comunidade como nas entidades representativas da tradição africana. É conhecida por recusar a ideia do Candomblé como uma seita sincrética, afirmando a sua legitima condição de religião no Brasil.