O Fórum dos Secretários da Educação do Vale do Jiquiriça, que reúne 22 municípios, promove, na próxima sexta-feira (27), às 9h, na Câmara de Vereadores de Lajedo do Tabocal, um encontro entre o secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, com prefeitos e secretários da Educação do Vale do Jiquiriçá. Na pauta, o regime de colaboração entre Estado e os municípios.

Uma das ferramentas de cooperação da SEC com os municípios é o Programa de Apoio aos Municípios (Proam), que atualmente atende a 410 municípios baianos e tem como foco, o fortalecimento da gestão educacional nos municípios. O programa assessora os municípios na elaboração do plano municipal de educação, tem uma articulação com o Ministério da Educação e com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) para monitoramento do Plano de Ações Articuladas (PAR), e atua na formação de gestores das redes municipais de ensino, no fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação e na assessoria para elaboração dos planos de carreira.

Integram o Fórum, os representantes dos municípios de Amargosa, Brejões, Castro Alves, Cravolândia, Elísio Medrado, Irajuba, Itaquara, Itatim, Itiruçú, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Maracás, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltina, Santa Inês, Santa Terezinha, São Miguel das Matas e Ubaíra.