LOCAL: Centro Administrativo da Bahia (CAB)
DATA: 15.08.10 (domingo)
HORÁRIO: 11h

O QUE É: Grande Prêmio Bahia da Copa Caixa Stock Car.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: essa é a sexta etapa da competição, realizada pelo segundo ano consecutivo em Salvador. Ao todo, 34 pilotos da Stock Car disputarão a prova. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 60 mil pessoas no dia 15 e superar o recorde de público da história da categoria, obtido na capital baiana no ano passado, quando 47 mil pessoas assistiram a corrida. São cerca de 2,5 mil pessoas envolvidas na prova, entre pilotos, engenheiros, mecânicos e auxiliares. Além disso, são esperados 8 mil visitantes para assistir a disputa automobilística.

PARCERIA: o GP Bahia de Stock Car foi constituído a partir da parceria firmada entre o Governo da Bahia, a Prefeitura Municipal de Salvador e a Vicar Promoções Desportivas, empresa organizadora do evento. Na ocasião, o governo estadual firmou um contrato de patrocínio no valor de R$ 3,5 milhões para a realização do evento no estado por 5 anos. A realização da prova na capital baiana representa um significativo enriquecimento do calendário turístico da Bahia, num período do ano com redução no número de visitantes.

CIRCUITO: além de receber pavimento de alta qualidade, passou por modificações para tornar o evento mais atrativo do ponto de vista da competição. Houve o alargamento nos 2,9 quilômetros da pista, com colocação de defensas beirando o meio-fio, que possibilitarão ultrapassagens dos pilotos com mais segurança, velocidade e dando mais emoção à corrida. A pista também recebeu cinco metros a mais para facilitar o manejo dos carros. O Estado investiu pouco mais de R$ 1 milhão para a realização dos serviços.

HOMENAGEM: o circuito de rua do GP Bahia de Stock Car agora passa a se chamar Ayrton Senna. Uma peça formada por placas de aço carbono recortadas, confeccionada pelo artista plástico baiano Bel Borba, apresenta o rosto do piloto brasileiro. Elas foram montadas de uma forma que dá ao desenho um efeito tridimensional. A obra tem quatro metros de altura, pesa 1,8 tonelada e foi instalada na curva da rotatória.

ESTRUTURA: a empresa organizadora do evento foi responsável pela montagem das instalações necessárias paras equipes competidoras, colocação de defensas de concreto, alambrado, passarelas, arquibancadas e camarotes, além das relativas à segurança. A realização do GP Bahia gerou mais de 3 mil postos de trabalho temporários.

SEGURANÇA: a Polícia Militar montou operação especial para o evento, disponibilizando um efetivo total de 1.629 policiais, sendo destes 140 bombeiros militares, todos treinados para atuar na competição. A Operação Stock Car prevê a subdivisão da área do CAB em 7 Postos de Comando. Apoio do Grupamento Aéreo, Batalhão da Polícia Rodoviária, Policia Montada, Esquadrão de Polícia Montada, Esquadrão Águia (Rondesp e da Rotamo), além de detectores de metais e 16 câmeras de videomonitoramento completam as estratégias de ação para que os cidadãos possam participar com tranqüilidade da competição.

PROMOÇÃO: os funcionários públicos estaduais podem adquirir ingressos para o GP Bahia Stock Car com descontos de até 50% nas arquibancadas. A promoção é resultado da parceria do Clube de Desconto do Servidor com a organização do GP Bahia Stock Car.