A quarta edição dos Jogos Comunitários da Bahia (Jocomba), iniciada no mês de julho, em Ilhéus, continua movimentando cidades do interior baiano. Na sexta-feira (6) começou a nova etapa da competição em Guanambi, distante 796 quilômetros da capital, onde aconteceram partidas de futsal na quadra do bairro Ipiranga.

No sábado (7) também houve a abertura oficial do evento na cidade de Malhada de Pedras, com jogos de handebol, futsal, futebol de campo, fanfarras e apresentação de grupos culturais.

A competição é promovida pela Federação de Futebol Não-Profissional da Bahia, com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Os jogos deste ano continuam até novembro na capital e em mais sete municípios do estado.

Além de Guanambi, Ilhéus, Malhada de Pedras e Cabrália, onde as partidas já acontecem, Aracatu, Itabela e Paulo Afonso fazem parte do Jocomba. Participam das competições cerca de três mil atletas, divididos em 184 equipes e 21 modalidades esportivas.

Segundo o presidente da Federação de Futebol Não-Profissional da Bahia, Givanilson Muniz, o objetivo do Jocomba “não é revelar jogadores nem transformá-los em profissionais, mas proporcionar o intercâmbio entre as comunidades, desenvolvendo a cidadania”, disse.