A judoca baiana Melina Sá voltou a Salvador, no último domingo (8), com a sua mais expressiva medalha. Ela conquistou o terceiro lugar do 2010 United States Judo Open Championship (Campeonato Mundial Aberto de Judô 2010), na classe juvenil, categoria meio-pesado.

“Foi demais, significa que realmente os treinamentos estão funcionando. Sinto que da próxima vez já possa trazer a de ouro”, conta a adolescente de 14 anos. Considerada a competição mais tradicional dos Estados Unidos, o campeonato ocorreu na cidade de Fort Lauderdale, no sul da Flórida, e reuniu, nos dias 31 de julho e 1° de agosto, mais de 1.300 atletas de 23 países.

A atleta é patrocinada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa). “O patrocínio permite a ida a competições mais importantes, proporcionando o contato com novos adversários e assim descubro maneiras diferentes de lutar”, disse Melina.

Melina Sá nasceu em Curitiba, Paraná, mas desde os quatro anos de idade mora em Salvador. Com seis anos, começou a praticar karatê. Mas, aos 11, ao assistir uma aula de judô, pediu ao sensei para “explicar como é que ganhava aquela luta”.

De lá para cá, são 14 medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze. Além disso, a judoca foi agraciada por dois anos consecutivos com dois troféus pela Federação Baiana de Judô, por ser a melhor em sua categoria.