LOCAL: sede da Associação Comercial da Bahia (ACB), Comércio.
DATA: 27.08.10 (sexta-feira)
HORÁRIO: 9h30

O QUE É: primeira reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

REUNIÃO: os membros do Codes se reúnem com o objetivo de avançar na elaboração da Agenda Baiana de Desenvolvimento, plano que será construído de acordo com os princípios, diretrizes e propostas identificadas na Agenda Nacional para o Novo Ciclo de Desenvolvimento (versão nacional do plano) e no Programa Pensar Bahia 2023.

PLANO NACIONAL: a Agenda Nacional para o Novo Ciclo de Desenvolvimento é o mais recente documento produzido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Para sua criação, o CDES levantou as contribuições, análises e idéias dos diversos setores da sociedade, identificando as convergências e mediando aspirações, a partir das oportunidades e entraves que o país apresenta neste momento.

DESAFIOS: os principais desafios expressos na Agenda Nacional para a superação estratégica do país são: consolidar o processo de expansão equânime do emprego e da renda, fortalecendo o mercado interno ancorado em um modo de produção, de consumo de massa e de distribuição sustentáveis; ampliar os investimentos inovadores e se inserir de forma ativa na economia internacional e fortalecer o protagonismo do país na governança global, influenciando nas negociações econômicas, na reforma financeira internacional e monetária e nas negociações políticas relevantes para a paz no mundo.

PROPOSIÇÕES: as principais proposições da Agenda Nacional são: “Novos horizontes para a educação”; “Estado democrático e indutor do desenvolvimento”; “Transição para a economia do conhecimento”, “Trabalho decente e inclusão produtiva”; “Padrão de produção para o novo ciclo de desenvolvimento”; “Potencial da agricultura”; “O papel das infraestruturas: transportes, energia, comunicação, água e saneamento”; “Sustentabilidade” e “Consolidação e ampliação das políticas sociais”.

PENSAR BAHIA 2023: se configura numa estratégia de planejamento construído a partir do diálogo social sobre os assuntos estruturantes para o desenvolvimento do estado. Contribui para estabelecer os fundamentos para a sustentabilidade, com vistas aos próximos 13 anos, quando a Bahia comemora os 200 anos de independência.

CODES: inspirado na iniciativa do governo federal, o conselho baiano tem caráter consultivo e é composto por 45 membros convidados e designados por ato formal do governador, entre artistas, empresários, professores e trabalhadores. Majoritariamente da sociedade civil, o Codes pretende aprofundar o debate sobre temas primordiais para o desenvolvimento do estado, além de contribuir com a formulação de políticas e diretrizes voltadas para o desenvolvimento econômico e social da Bahia.

ATIVIDADES: desde sua criação, em dezembro de 2008, o Codes trabalha na elaboração da Agenda. Dentre as ações do conselho estão: o Colóquio Brasil – África, que debateu desafios para interação entre nosso país e o continente, frente às oportunidades construídas nos últimos anos, e a criação dos grupos de trabalho dos Empresários, dos Trabalhadores, do Extremo Sul e da Juventude, para discutir e propor ações específicas pra cada segmento.