Nesta sexta-feira (3), às 20h, o Teatro do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) será palco de um show poético-musical em homenagem ao poeta, jornalista, fotógrafo e agitador cultural baiano Damário da Cruz, que morreu aos 56 anos em maio deste ano.

A iniciativa do tributo ao criador premiado do foto-poema Todo Risco partiu de seus familiares e amigos, em conjunto com o Irdeb, que vai gravar o espetáculo para exibir como especial da TVE Bahia. A entrada é gratuita.

O evento contará com apresentações musicais, declamação de poemas e performances e intervenções audiovisuais com depoimentos gravados de amigos e familiares, além de imagens de arquivo da TVE Bahia e da família de Damário que mostram o poeta em entrevistas e na intimidade familiar.

Damário da Cruz nasceu em Salvador, no dia 27 de julho de 1953, no bairro de Santo Antônio. Formou-se em Jornalismo e, além de poeta e fotógrafo, foi líder estudantil e sindicalista.

Exerceu cargos de gerência de comunicação e publicidade da Telebahia e foi um dos diretores da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Publicou três livros de poesia e mais de 30 posters-poemas. Tinha já escrito material para dois novos livros de poesia, entre outros projetos.

Há dez anos, Damário abriu com recursos próprios o Pouso da Palavra na cidade de Cachoeira, um centro cultural com pequena galeria de arte, café, biblioteca e espaço para eventos como sarau e lançamento de livros.

Cachoeira foi a grande paixão do poeta, sobre a qual declara em vídeo a ser exibido em seu tributo: “Quem consegue amar profundamente Cachoeira não terá tempo nenhum de odiar outra coisa”.