Empresários e representantes das entidades ligadas à indústria, além de lideranças do governo estadual, discutiram nesta terça-feira (3) os aspectos relativos à competitividade das empresas baianas no cenário nacional e internacional, entre outros pontos estratégicos para alavancar o desenvolvimento regional. O debate, que teve como foco a política industrial do governo estadual, aconteceu no auditório da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Reinaldo Sampaio, destacou o momento de intensa competitividade da indústria nacional e o desafio de enfrentar a competição também em nível mundial. Ele concordou com a necessidade de interiorização da atividade industrial para outras regiões da Bahia, formando novos polos.

“A política industrial é um instrumento de estímulo ao desenvolvimento do país, e com esta construção coletiva vamos ampliar a articulação estratégica entre os planos nacional e estadual e fortalecer a interiorização e as cadeias produtivas no estado”, disse o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia.

Segundo informações da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a política industrial visa contribuir para o desenvolvimento regional, estimulando iniciativas que valorizem o fortalecimento de arranjos produtivos locais.