O Procon-Ba, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), participa neste sábado (21), da quarta edição do “Dia Nacional da Construção Social”, evento que proporciona o acesso dos trabalhadores da indústria da construção e seus familiares a uma série de serviços de saúde, lazer e cidadania.

Durante a promoção, que ocorrerá das 9h às 16h, no Serviço Social da Indústria (Sesi) do Retiro, os participantes poderão tirar dúvidas com os atendentes do órgão e serão orientados sobre os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor.

O evento, criado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, em 2007, é realizado de maneira simultânea pelos Sindicatos da Indústria da Construção de 22 estados da Federação. A previsão é que haja um aumento de 20% no número de atendimentos nesta edição, em relação a 2009, quando foram realizados 21.207 atendimentos. Além do Procon-Ba, outros órgãos como a Coelba e a Embasa também vão disponibilizar seus serviços.

Itinerante 

Somente neste ano, 220 consumidores foram beneficiados com atendimento itinerante do Procon-Ba, em eventos como o Rádio Sociedade nos Bairros, Balanço Geral nos Bairros, Ação Global e Ação Social Igreja Deus é o Amor. Segundo a coordenadora de Postos de Atendimento do órgão, Paloma Maltez, os principais assuntos demandados pelos consumidores durante as ações itinerantes são os serviços essenciais, como água, luz e telefonia.

Os atendimentos ocorreram nos bairros de Ribeira, Periperi, Boca do Rio, Vale dos Lagos, Cajazeiras, Retiro e Castelo Branco. A população de Simões Filho e de Madre de Deus também foi beneficiada em uma das participações do órgão em projetos sociais.