O Projeto Terça Cívica, idealizado pelo Parque Zoológico de Salvador, realizou a sua 16° solenidade, nesta terça-feira (3), às 9h. Ao som da Banda do Comando do 2º Distrito Naval (Fuzileiros Navais), os alunos das escolas municipais Osvaldo Cruz e Anchieta Aquários e visitantes cantaram os hinos Nacional e da Bahia, além de receber orientações de educação ambiental.

“Esse é um momento de levar ao público que freqüenta o parque valores de amor à Pátria e à Bahia. Trabalhamos muito a educação ambiental com as crianças e tentamos criar um vínculo com os animais, para que possam a partir daí querer cuidar dos bichos”, afirmou o coordenador do Zoo, Gerson Norberto.

Para a diretora da Escola Osvaldo Cruz, Ana Carla Pereira, a junção da teoria com a prática facilita o aprendizado dos alunos. “Trouxemos a turma do 3º ano de escolarização para conhecer os animais, uma vez que o próximo assunto a ser trabalhado em sala de aula, na disciplina de Ciências Naturais, são os animais”.

A orientadora educacional da Escola Anchieta, Ana Cristina Costa, disse que é importante inserir o patriotismo no cotidiano dos alunos. “Nós fazemos na escola o hasteamento da bandeira do Brasil toda semana, mas participar de uma solenidade como esta, dentro do Zoológico, deixa as crianças mais à vontade e desperta maior consciência”.

Segundo Gerson Norberto, o evento é aberto ao público, mas a maioria dos freqüentadores da Terça Cívica é de alunos de escolas que estão agendadas por meio do Programa de Educação Ambiental – Escola no Zoo. Ele informou que até o fim do ano deverá ser lançado um concurso de música para eleger um hino próprio do Zoológico. “A idéia é executarmos os três hinos”.