Revitalizar a pesca artesanal no Vale do São Francisco é o principal objetivo do convênio para a implantação do projeto de Estruturação da Pesca Artesanal na Bacia Hidrográfica do São Francisco assinado, nesta quinta-feira (19), na Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri). Na ocasião foi assinado também convênio que viabiliza, a partir deste mês, os Encontros Regionais dos Pescadores na Bahia. A parceria será entre a Bahia Pesca, autarquia da Seagri, e a Federação dos Pescadores e Aquicultores da Bahia.

O projeto visa revitalizar as comunidades pesqueiras dos municípios de Barra, Barreiras, Carinhanha, Casa Nova, Cotegipe, Curaçá, Glória, Ibotirama, Bom Jesus da Lapa, Morpará, Mequém de São Francisco, Paratinga, Pilão Arcado, Riachão das Neves, Sento Sé, Sobradinho e Xique-Xique.

De acordo com o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, o projeto pretende ainda estimular a utilização de técnicas de captura e beneficiamento, com a difusão de tecnologia, e incentivar a implantação de meios de comercialização mais rentáveis. Além disso, a aquisição de material para confecção de redes de pesca e equipamentos destinadas ao funcionamento administrativo das 17 colônias, a construção ou ampliação das sedes das associações e a viabilização de projetos de inclusão digital. No total serão atendidos mais de 25 mil pescadores artesanais.

Para o presidente da Federação dos Pescadores e Aquicultores do Bahia, Emílio Vieira Lima, os incentivos vão favorecer e qualificar a pesca artesanal na Bacia Hidrográfica do São Francisco. “Muitos destes pescadores não tinham condições de adquirir equipamentos, agora vão poder melhorar sua atividade”.

O secretário da Agricultura, Eduardo Salles, informou sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos para o setor pesqueiro. Um deles é o de incentivo à prática da pesca oceânica em grande escala ao longo do litoral baiano, por meio da construção de quatro navios de pesca industrial e de dois terminais pesqueiros.

Encontros regionais 
O convênio para a realização dos Encontros Regionais dos Pescadores na Bahia pretende constituir sistemas de discussão em grupos de trabalho, com foco nas propostas das colônias e nas políticas nacional e estadual da aquicultura e pesca. Ao final de cada encontro será gerada uma pauta de trabalho que servirá de base para a realização do XVI Fórum Estadual da Pesca.