A comunidade de Minuim, em Santa Brígida (a 424 quilômetros de Salvador), participou, na manhã desta terça-feira (24), do processo de povoamento dos alevinos de tilápia tailandesa (larva do peixe) em viveiro.

Cerca de 1.500 peixes foram transportados em sacos plásticos até a Unidade Demonstrativa de Minuim, onde funciona o sistema de produção integrada, abrangendo a recuperação ou instalação de dessalinizador, criação de tilápias e cultivo da erva-sal. Antes da transferência para o viveiro, os alevinos passaram por uma fase de aclimatação até serem soltos no local.

De acordo com a Diretoria de Planejamento de Recursos Hídricos do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), responsável pela coordenação das ações, “os peixes são animais ectotérmicos, ou seja, não conseguem manter a temperatura de seu corpo constante e ‘absorvem’ a temperatura do ambiente onde estão. Por isso é preciso um período de adaptação, para não haver um choque térmico”.

Dessalinização
Na semana passada, a comunidade foi treinada para a adaptação do processo de dessalinização da água salobra, tornando-a adequada ao consumo humano e está se adaptando ao processo de implantação da Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce. Além da capacitação, foram realizadas oficinas de sustentabilidade com alunos de escolas municipais e pessoas da comunidade.

O acompanhamento do crescimento e do estado de saúde dos peixes será realizado pela Bahia Pesca, por biometrias – amostragens mensais. Durante o cultivo serão recolhidas informações importantes, tais como peso médio dos peixes do viveiro; ganho de peso médio no período; ganho de peso médio diário; ajuste da quantidade de ração para o período; e a taxa de conversão alimentar do período.

Para esta quarta-feira (25), está programado um curso com cidadãos da comunidade de Minuim sobre o cultivo de peixes e o acordo de gestão. O curso será ministrado por engenheiros de Pesca da Embrapa Semiárido e contará com a participação de técnicos do Ingá, Bahia Pesca, Instituto de Meio Ambiente (IMA) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), além de representantes da Prefeitura de Santa Brígida.

Os participantes aprenderão sobre monitoramento da qualidade da água, alimentação dos peixes, frequência no manejo alimentar (arraçoamento), despesca (recolhimento de peixes do criadouro) e comercialização da produção. A inauguração da Unidade Demonstrativa de Minuim está prevista para novembro, quando ocorrerá a primeira despesca na Unidade Demonstrativa.

O sistema de dessalinização serve à população de Minuim como uma alternativa de uso adequado para o resíduo extraído do processo de dessalinização, minimizando impactos ambientais e contribuindo para a segurança alimentar. As atividades foram iniciadas em maio, por meio das obras civis (realizadas em parceria com a comunidade), incluindo o sistema de irrigação.