O inverno mostra a cara para os baianos. Salvador teve a madrugada, nesta quarta-feira (18), mais fria do ano, com temperatura de 18.7ºC (a mínima). Segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), a temperatura média esperada para essa época do ano (agosto) é de 21.3ºC.

E o frio também chegou para cerca de 10 municípios do estado, onde as temperaturas mínimas registradas foram de 17ºC. Entre eles, Euclides da Cunha, Serrinha, Jacobina, Macajuba (Chapada Diamantina e Nordeste). O município de Vitória da Conquista ficou a frente desse ranking, com os termômetros indicando 11ºC.

Com base nos dados levantados pelo Instituto de Meteorologia (Inmet), os meteorologistas do Ingá apontam a temperatura de 17.5ºC, registrada em julho de 2008, como a menor dos últimos 20 anos, na capital baiana. Já nas plataformas de coleta do Centro de Estudos Climáticos (CPTEC), a temperatura mínima indicada foi de 16ºC.

Segundo o meteorologista Ricardo Rodrigues a sensação de frio ocorre durante o final da madrugada e início da manhã, entre 3h e 5h. “É nesse horário que a radiação solar foi totalmente perdida para atmosfera, deixando o tempo mais frio até o momento do sol nascer”. Ele explica também que essa sensação está ligada ao vento e a umidade. Se o cidadão acha que nunca sentiu esse frio na Bahia, Rodrigues compara essa sensação térmica diária a fatos guardados pela memória. “O cérebro registra acontecimentos importantes, mas não grava, por exemplo, a que horas a pessoa acordou há um ano, nem a quantidade de frio que sentiu”.

Fim de semana com tempo instável na RMS e Recôncavo

O tempo seguirá instável por todo o final de semana na região do Recôncavo baiano, incluindo todo o setor metropolitano de Salvador, onde o céu ficará parcialmente nublado, com chuvas a qualquer hora devido aos ventos úmidos provenientes do Oceano Atlântico. A nebulosidade presente nesta área aparece por conta da passagem da frente fria que se deslocou do Sul do país, passando pelo sul da Bahia. Essa é a mesma previsão para as regiões do nordeste e sul do estado. As temperaturas médias previstas deverão oscilar de 19°C a 27°C.

A massa de ar seco, que prevalece há vários dias, inibe a formação de nuvens de chuvas sobre grande parte da Bahia. Assim, o sol predominará e a umidade relativa do ar ficará baixa nas regiões oeste e São Francisco. Já no norte, Chapada Diamantina e sudoeste, a previsão é de céu com poucas nuvens, com possibilidades de chuvas em áreas isoladas.

As temperaturas em todas essas regiões deverão oscilar entre 17°C (mínimas) e 32°C (máximas), com destaque para as localidades com altitudes mais elevadas a exemplo das cidades de Vitória da Conquista e Piatã, onde poderão ser registradas mínimas de até 12°C.

Maré

A maré alta deverá atingir seus máximos de 1,6metros a 2,1metros em torno de 1h e 13h, respectivamente. Enquanto que a maré baixa, com valores entre 0,4metros (8h) e 0,6metros (20h). Já as ondas deverão ter agitação de intensidade moderada com altura máxima entre 2,5m a 2,9m.