As diretrizes estratégicas dos Territórios de Identidade para inclusão na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2011 fazem parte da pauta da 1ª Reunião Extraordinária do Conselho de Acompanhamento do Plano Plurianual (Cappa). O encontro teve início nesta segunda (23), no Hotel Vilamar, em Salvador, e continua até terça-feira (24), contando também com oficinas de capacitação.

O objetivo da reunião é dar continuidade ao monitoramento, subsídio e aconselhamento do Governo do Estado para a execução do Plano Plurianual (PPA) Participativo. O secretário de Relações Institucionais (Serin), Emilson Piau, abriu a reunião com o secretário executivo do CAPPA, Marcelo Rocha.

Piau destacou a importância das reuniões do Conselho para ajudar o Estado a avançar, além da utilização de blogs e redes de relacionamento para articulação de ações entre os Territórios de Identidade (TI), visando à construção coletiva da Lei Orçamentária. "É preciso que cada representante territorial pense as políticas públicas coletivamente, além dos interesses individuais", lembrou.

Outro desafio proposto pelo secretário de Relações Institucionais foi o exercício da paciência, na medida em que se possa ouvir e acolher as demandas de cada região da Bahia, além da capacidade de envolver a população nos processos de trabalho. Essas ações colaboram para que o Estado se torne mais democrático, construindo assim uma Bahia melhor, finalizou.

Criado em 2007 e composto por dois representantes de cada um dos 26 Territórios de Identidade (TI), o Conselho de Acompanhamento do Plano Plurianual (CAPPA) já realizou uma reunião ordinária em julho deste ano, na qual foram discutidas as prioridades dos TIs, dentro de cada secretaria estadual, que irão integrar a Lei Orçamentária Anual de 2011.