O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, abriu na noite de terça-feira (24), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, o Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. O encontro é o primeiro a ser realizado no país com esse tema e reúne representantes do poder público, estudantes, pesquisadores e profissionais da área.

Durante três dias, os debates irão avaliar o que foi feito nos últimos anos em termos de políticas de saúde no país e que resultados foram alcançados. O congresso é organizado pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a Universidade Federal da Bahia. O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, também participou da solenidade de abertura.

Segundo o ministro, o encontro é uma oportunidade para apresentar o que tem sido feito e avaliar os desafios da gestão em saúde. “Vamos ter aqui cerca de 1.400 pessoas de todo o Brasil, discutindo o financiamento, a organização do sistema de saúde e os modelos de gestão. São temas importantes e que vão contribuir para a melhoria da saúde pública brasileira”.

O secretário da Saúde disse que “o encontro é uma oportunidade para que os técnicos da Sesab aprofundem os conhecimentos no âmbito da política e da gestão de saúde”. Para facilitar o debate, a programação, que prevê a realização de mesas redondas, oficinas e fóruns, foi dividida em três eixos temáticos – a saúde no contexto da proteção social e do desenvolvimento, sistemas de saúde e desafios acadêmicos da saúde coletiva.

Publicações
Durante o congresso serão lançados 10 livros e duas revistas sobre saúde, entre eles, o livro do secretário Jorge Solla, “Dilemas e Desafios da Gestão Municipal do SUS”, com lançamento marcado para quinta-feira (26), às 12h. A obra foi produzida com base na tese de doutorado apresentada ao Programa de pós-graduação em Clínica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob o título “Avaliação da Implantação do Sistema Municipal de Saúde em Vitória da Conquista (Bahia), 1997 – 2008”. Também será lançada a Revista Ciência e Saúde Coletiva, volume 15, com o tema “Planejamento e Gestão em Saúde: perspectiva e tendências”, da Abrasco. A publicação traz o artigo “Planejamento Estadual no SUS: o caso da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia”.