Considerado um dos maiores desafios na construção do Sistema Único de Saúde (SUS), o Acolhimento com Classificação de Risco na Emergência Adulto foi implantado, nesta segunda-feira (30), no Hospital Geral Roberto Santos, para agilizar a assistência aos pacientes em situação mais delicada e orientar aqueles que podem e devem recorrer a outras unidades de saúde.

Todo o trabalho é realizado com base em critérios para avaliação da gravidade de cada caso. Ao chegar à Emergência, o paciente é encaminhado à Sala de Pré-Atendimento, onde é feita a primeira ficha e o primeiro acolhimento, com o exame dos sinais vitais do paciente e a escuta dos sintomas relatados por ele, que pode ou não ficar internado para tratamento.

Na opinião do diretor geral do hospital, Paulo Barbosa, o Acolhimento, ao tempo em que qualifica a assistência, complementa a política de humanização já existente no hospital e preconizada pelo SUS. "Partimos do princípio de que todos serão atendidos, mas o paciente com classificação vermelho, de maior risco, será atendido de imediato, tendo prioridade em relação a pacientes que deveriam buscar alternativas, que não as emergências dos hospitais. Nesse ponto, o Acolhimento também tem caráter educativo".

Em sua fase inicial, o Acolhimento funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, quando há maior movimento na Emergência. Também está sendo desenvolvido um projeto multiprofissional, em uma ação integrada e articulada que envolve diferentes categorias como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, a equipe do PermanecerSUS, vigilantes e recepcionistas.

"Alimentamos uma enorme expectativa de que esta venha a ser uma ação estruturante na Emergência, que acontece quando estamos recebendo os médicos concursados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)", destacou Paulo Barbosa.

A normatização do acesso à Emergência, além de ordenar o fluxo de entrada, diminui as dúvidas e inquietações dos pacientes e seus acompanhantes, como atesta o coordenador médico do setor, Thiago Milet. O núcleo principal do Acolhimento é formado por dois enfermeiros e três técnicos de enfermagem, com o suporte, quando necessário, de médicos, psicólogos, assistentes sociais e a equipe do PermanecerSUS, que é formada por estudantes de cursos ligados direta e indiretamente à área de saúde, supervisionados pelos técnicos da Diretoria de Gestão do Trabalho em Saúde, da Sesab.