O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen/Bahia), em parceria com o Fundo Global e Fundação Ataulfo de Paiva, de São Paulo, realizou recentemente a 1ª Oficina de Monitoramento dos Laboratórios de Tuberculose, direcionado a municípios prioritários para o controle da tuberculose no estado.

O evento foi promovido pela equipe técnica do Setor de Microbacteriologia do Lacen/Bahia, com a participação da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), fortalecendo a promoção e execução de ações integradas de vigilância em saúde.

A oficina adotou uma abordagem metodológica que contemplou exposições teóricas e atividades práticas, como técnica da baciloscopia, incluindo confecção do esfregaço, coloração, leitura de lâminas e cultura pelo método de Ogawa-Kudoh.
Entre os assuntos abordados, destaque para a epidemiologia da doença no mundo, no Brasil e na Bahia, o diagnóstico laboratorial da infecção, a interpretação de indicadores gerados a partir de registro laboratoriais, a biossegurança e o controle de qualidade das lâminas.

O Lacen/Bahia, como unidade integrante do sistema de vigilância em saúde e coordenador da Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública (RELSP), tem intensificado as ações de vigilância laboratorial para controle da tuberculose, tendo capacitado este ano 70 profissionais, entre farmacêuticos bioquímicos, biomédicos, biólogos e técnicos de patologia clínica, com capacidade para atuar como agentes multiplicadores em âmbito local.

Para a diretora da unidade, Rosane Will, a oficina faz parte da cultura e da missão da organização, “de estruturar e coordenar a rede de laboratórios de saúde pública e desenvolver a vigilância laboratorial de forma integrada às ações de vigilância da saúde”.

Foram contemplados com a primeira oficina profissionais de Salvador, Lauro de Freitas, Brumado, Itamaraju, Jacobina, Feira de Santana e Camaçari, considerados prioritários, e também dos municípios de Ibotirama, Prado, Paratinga, Riacho de Santana, Oliveira dos Brejinhos, Santa Maria da Vitória, Morporá, Barra da Estiva e Barra.