Diante da confirmação de três casos de sarampo em Belém e dois em Porto Alegre, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da diretoria de Vigilância Epidemiológica, reforça o alerta para a vigilância da doença nos portos, aeroportos, fronteiras, hospitais, unidades de saúde públicas e privadas e laboratórios.

Também enfatiza a necessidade de manutenção da vigilância ativa, através da notificação imediata de todo caso suspeito da doença à Sesab ou diretamente às secretarias municipais de Saúde. As informações devem ser encaminhadas à Sesab, através dos telefones 3116.0034 ou 3116.0041, ou pelo e-mail divep.exantematicas@saude.ba.gov.br.

Os casos confirmados em Porto Alegre são de duas irmãs, de 11 e 12 anos, não vacinadas e que foram a Buenos Aires, Argentina, no final de julho. Diante da “importação” do vírus do sarampo para o Brasil, a Sesab emitiu condutas para as unidades e secretarias de saúde.

Entre as medidas consta a intensificação da vacinação de rotina, que consiste da busca ativa de não imunizados na faixa etária de 1 a 39 anos, com atualização da caderneta de vacinação, e de casos suspeitos nas unidades de saúde da rede pública e privada

Surto na Argentina
A Sesab lembra que o sarampo está sendo erradicado do país. As providências adotadas pela Secretaria de Saúde decorrem do alerta epidemiológico do Ministério da Saúde, com a notificação de surto de sarampo na Argentina. Entre os sintomas mais comum do sarampo estão febre e exantema (manchas vermelhas na pele), acompanhado de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite.