Fomentar a reflexão sobre o papel dos membros do Comitê Estadual de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue, contribuindo para uma atuação mais efetiva e integrada. Esse foi o propósito da reunião promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na quarta-feira (25), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), instituição que dará assessoria técnica e operacional ao trabalho de acompanhamento e organização do comitê.

A superintendente da Vigilância e Proteção da Saúde da Sesab, Lorene Pinto, ressaltou que o comitê passa a contar agora com um canal aberto para dúvidas, sugestões e acompanhamentos, utilizando ferramentas digitais de comunicação. Com objetivo de fortalecer a eficácia e sustentabilidade das estratégias estaduais, por meio da comunicação social e da participação comunitária, foi criado o Boletim Dinâmico para consulta do público em geral na internet. O acompanhamento da situação da dengue também pode ser feito pelo e-mail mobiliza.dengue@saude.ba.gov.br.

Instituído em 2008, o comitê é integrado por entidades governamentais e sociedade civil, sob coordenação da Sesab. Sua missão é coordenar os esforços em várias esferas para aumentar a eficácia das ações contra a doença. No ano de sua criação, estabeleceu uma agenda de trabalho – o Plano de Ação 2008-2010 -, que vem sendo acompanhado e avaliado em reuniões periódicas.