A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil será realizada no dia 14 deste mês (um sábado) em toda a Bahia para imunização de crianças menores de 5 anos. Paralelamente, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, promove, em Salvador, no mesmo dia e no domingo (15), a 3ª etapa da vacinação contra a meningite tipo C, para a faixa etária de 20 a 24 anos.

Na primeira etapa da campanha contra pólio, realizada no dia 12 junho, a cobertura vacinal ficou em torno de 82%. Na ocasião, 1.040.188 crianças foram imunizadas em todo o estado. Para a segunda etapa, a meta é vacinar 1.276.356 na faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde. Sobre a vacinação contra meningite, a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Fátima Guirra, afirma que a meta é alcançar cobertura vacinal maior ou igual a 95%, em todos os distritos sanitários de Salvador. “Esperamos vacinar 332.516 pessoas na faixa etária de 20 a 24 anos”.

Poliomielite

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que 26 países no mundo ainda registram casos de poliomielite, sendo que em quatro deles, a situação é endêmica (Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão). Em 2009 foram registrados 1.575 casos de pólio no mundo. Este ano, já são 104 casos. O Paquistão registrou 30 e a Índia 24, seguidos do Chade, com 14. O Afeganistão e Angola, registraram 12, cada um.

As campanhas nacionais de vacinação são primordiais para manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva e a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. No ano passado, a Bahia conseguiu uma cobertura de 94,45% e 96,57%, respectivamente nas duas etapas. Na primeira etapa, 149 municípios não conseguiram alcançar a meta. Na segunda, o número baixou para 133.

Meningite

Com o objetivo de reduzir o número de casos e mortes pela doença meningocócica do tipo C, em idades mais avançadas, as secretarias estadual e municipal da Saúde decidiram promover uma campanha de vacinação que contemplasse a população da faixa etária de 10 a 24 anos, grupo com maior risco de adoecer e morrer.

No ano passado, o grupo de idade com maior risco de adoecer e morrer pela doença era o de crianças menores de 5 anos. Este ano, a faixa etária com maior incidência foi a de 10 a 14 anos, seguida dos grupos de 20 a 24 anos e de 15 a 19 anos.

Na primeira etapa de vacinação, de 10 a 14 anos, Salvador conseguiu uma cobertura em torno de 66%. Na segunda etapa, de 15 a 19, 55% da população alvo ficou imunizada. Para a terceira etapa, a expectativa da Vigilância Epidemiológica é alcançar cobertura maior ou igual a 95%.

Meningite é a inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central – as meninges. Pode ser de origem viral, adquirida depois de alguma gripe ou outra doença causada por vírus, ou de origem bacteriana, normalmente mais branda.

Existem várias bactérias que podem ocasionar a meningite. Uma forma contagiosa da doença é a causada pelo meningococo que transmite a doença pelo ar. Outra forma de contágio é o contato com a saliva de um doente. Os sintomas são febre alta e persistente, dor de cabeça, vômitos em jato e rigidez de nuca.