Aproximadamente 400 prestadores da rede Planserv já estão utilizando a identificação biométrica (através da leitura da impressão digital), garantindo segurança e efetivo controle de que os procedimentos médicos sejam feitos só para os beneficiários do plano. Existem ainda 733 pontos cadastrados para o uso, em breve, do leitor biométrico.

Mais oito turmas de clínicas, hospitais e laboratórios serão treinadas para a aplicação dessa tecnologia. O sistema será implantado em toda rede (Salvador e interior) de atendimento até fim deste ano. Cerca de 1.200 prestadores fazem parte da rede.

Desde abril, os beneficiários começaram a utilizar o sistema de identificação por impressões digitais em clínicas da capital. O sistema foi ampliado e, a cada treinamento, o Planserv dá um prazo de 20 dias para que os prestadores comecem a usar a biometria. Com a nova tecnologia, na hora do atendimento, o beneficiário terá que apresentar a carteira de identidade e o cartão do plano e, em seguida, colocar o dedo no leitor óptico.

A coordenadora-geral do Planserv, Sônia Carvalho, espera uma adesão rápida dos prestadores após cada treinamento e acredita que essa medida vai coibir fraudes contra o patrimônio do servidor e reduzir custos. “Temos indícios de que clínicas vinham cobrando do Planserv procedimentos não-realizados – em alguns casos o beneficiário nem havia comparecido à unidade de saúde. Nossa auditoria tem detectado alguns casos e não pagamos por isso, mas esse sistema nos dará muito mais eficiência no combate às fraudes”.