O Plano Setorial de Qualificação (Planseq) Copa do Mundo, programa de qualificação social e profissional especial para os profissionais brasileiros que irão trabalhar durante o Mundial da Fifa 2014, foi apresentado na última sexta-feira (27), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

O titular da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA 2014, da Bahia (Secopa/BA), Ney Campello, participou do evento e é um dos integrantes da comissão que vai debater as propostas, com base na demanda apresentada, para acompanhar o processo de execução das ações de qualificação. O Planseq vai capacitar 150 mil profissionais até 2013, cujas vagas serão distribuídas entre as doze sedes brasileiras.

O plano contará com a parceria do Instituto João Havelange, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e dos estados e municípios onde as ações serão executadas. A qualificação vai contemplar profissionais como bilheteiros, cobradores, frentistas, motoristas, taxistas, artesãos, recepcionistas, ambulantes, baianas de acarajé, guias turísticos, empreendedores individuais, entre outros.

Além de secretário baiano, participaram do encontro com o ministro Carlos Lupi, no Rio de Janeiro, o secretário de Políticas Públicas e Emprego do Ministério do Trabalho, Carlos Simi, o secretário do Município do Rio de Janeiro, Augusto Almeida, e o diretor do Instituto João Havelange, César Braga.