Cento e trinta e dois trabalhadores domésticos de Salvador recebem, na próxima quinta-feira (5), certificados de conclusão de cursos oferecidos pelo Plano Territorial de Qualificação Profissional (PlanTeQ), coordenado, na Bahia, pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Agora são 440 trabalhadores domésticos beneficiados nos municípios de Lauro de Freitas, Santo Amaro, Cachoeira, Camaçari e Pojuca.

A solenidade de entrega será às 15h, no auditório da Escola de Medicina, no Pelourinho. Os trabalhadores domésticos foram capacitados nos cursos de Qualificação e Cidadania nos Centros Sociais Urbanos de Narandiba, Castelo Branco, Nordeste de Amaralina, Lauro de Freitas e na comunidade do Bairro da Paz. Nas 200 horas de aprendizado eles receberam noções de ética, cidadania e empreendedorismo, formação política e sindical, culinária, e segurança e saúde no trabalho.

Hoje, na Bahia, a categoria de trabalhadores domésticos é formada por 458 mil pessoas, o que representa 7,6% da população economicamente ativa do estado. A maioria é constituída por mulheres (93,45% do segmento), sendo 85% negras e pardas.

Além dos cursos gratuitos de qualificação, foram disponibilizados a Cartilha do Trabalhador Doméstico, da Coleção Trabalho Decente, e o site Trabalho Doméstico. Tanto a publicação quanto o site contém informações necessárias aos trabalhadores e empregadores para que desenvolvam relações de trabalho dignas.

Publicada às 9h50
Atualizada às 17h40