Todos os detalhes da entrega dos trens do metrô foram tratados durante reunião realizada nesta quarta-feira (18), entre a Companhia de Desenvolvimento da Bahia (Conder), a Prefeitura de Salvador e a empresa Mitsui & e Co. Na sexta-feira (20) pela manhã, a partir das 10h, os equipamentos deixam a Estação Aduaneira do Interior (Eadi), em Simões Filho, onde ficaram armazenados desde novembro de 2008.

“O destino das composições será a Estação do Acesso Norte (BR 324), conforme solicitação da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), em operação que foi dividida em três etapas: carregamento, transporte e descarregamento dos trens e das peças sobressalentes, itens indispensáveis para o funcionamento adequado de todo sistema”, ressaltou Milton Villas-Bôas, presidente da Conder.

Guindaste 
Para o transporte dos trens será utilizado um guindaste com capacidade de carga de 120 toneladas, além de três carretas especializadas (linhas de eixo), vindas de Recife, para que sejam atendidas todas as exigências feitas pelas empresas Mitusi & Co e a Rotem, respectivamente fornecedora e fabricante dos equipamentos.

Segundo Murillo Mello, diretor de Operações da Estação Aduaneira do Interior, responsável pela parte de logística, a previsão é que sejam encaminhados quatro vagões por dia, cujo procedimento será acompanhado por batedores da transportadora contratada.

Adquiridos pelo Governo do Estado, por meio de empréstimo no Banco do Brasil, no valor de aproximadamente U$ 50 milhões, cada um dos seis trens possui quatro vagões (dois do tipo reboque e dois do tipo motor), com capacidade para até 1.250 passageiros.

Cada vagão do tipo motor tem 21,485 metros de comprimento; 3,060 metros de largura; 4,240 metros de altura e 43.500 quilos de peso. Os do tipo reboque têm 20,290 metros de comprimento; 3,060 metros de largura; 4,135 metros de altura e 44 mil quilos.