Apresentar as propriedades benéficas dos produtos da abelha, sua interação com o meio ambiente e a promoção do envolvimento da população com as atividades apícolas. É o que pretende a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) ao promover, desta quinta a sábado (2 a 4), na praça Flávio Silvani, no município de Itaberaba, a 8ª Feira Regional do Mel, com o tema Apicultura, uma Atividade Duradoura, Solidária, Ecológica e Economicamente Viável.

A expectativa dos organizadores é de que 2.500 pessoas, entre apicultores, estudantes dos ensinos médio e fundamental e interessados em apicultura visitem os 20 estandes da EBDA e participem dos cursos e palestras que serão ministrados pelos técnicos da empresa.

De acordo com a coordenadora estadual de Apicultura, Vandira da Mata, também haverá demonstrações de artesanatos realizados com produtos oriundos das colmeias, dentre eles, o mel e a cera. “Esse tipo de evento promove a cadeia produtiva da apicultura e meliponicultura junto às comunidades locais, além de mobilizar os demais agricultores familiares a investir na atividade.

Durante todo o ano, a EBDA realiza, nas diversas regiões do estado, o curso Básico de Formação de Apicultores e Manejo Avançado, Produção e Beneficiamento de Cera, Segurança no Trabalho com Abelhas e Criação de Abelhas sem Ferrão, com o objetivo de preparar os apicultores para atuar em seus municípios.

De janeiro a agosto deste ano foram capacitados em 18 cursos, 1.625 apicultores, 358 agricultores familiares, técnicos e agentes comunitários apícolas dos territórios do Litoral Sul, Irecê, Sertão do São Francisco e Chapada Diamantina.

Nos cursos são ministradas aulas práticas e teóricas, em que os participantes são orientados a utilizar e a manusear, dentro das exigências básicas da apicultura, materiais e equipamentos específicos da atividade.

Os técnicos abordam ainda as possíveis causas de acidentes, riscos físicos, químicos, biológicos na atividade apícola e riscos ao meio ambiente. Cuidados com a utilização dos agrotóxicos em floras apícolas, instruções normativas para planejamento e implantação de apiário, a qualidade da segurança alimentar, manejo de apiário, boas práticas na apicultura, pasto apícola, potencial de florada e atividades práticas também são temas do curso.