O Programa Seagri Itinerante atende, nesta sexta-feira (24), em Macaúbas, onde também acontece a exposição agropecuária do município. A iniciativa pretende promover a sustentabilidade do semiárido, com a utilização comercial de frutas como o umbu e a mangaba, nos mesmos moldes do que é feito no município de Uauá, que já exporta produtos como geléia de umbu para a Europa.

O secretário da Agricultura do Estado, Eduardo Salles, se reuniu com lideranças de várias cadeias produtivas, produtores, agricultores, sindicatos e entidades de classe, levantando os problemas e dificuldades de cada cadeia produtiva. Participaram, os municípios de Boquira, Botuporã, Caculé, Caetité, Caturama, Dom Basílio, Érico Cardoso, Guanambi, Ibiassussê, Ibipitanga, Igaporã, Lagoa Real, Malhada, Matina, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Rio do Pires e Tanque Novo.

O Projeto Seagri Itinerante tem como objetivo visitar os municípios baianos para conhecer de perto as dificuldades enfrentadas pelos agricultores, buscando solucioná-las. Por meio desse papel articulador do projeto, a secretaria pode prestar esclarecimentos e alavancar os programas em andamento. As demandas elencadas vão servir para a elaboração de novas políticas públicas e programas voltados para o setor agropecuário.