Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, a Fundação Pedro Calmon/Secult preparou para o mês de setembro uma programação especial voltada para a acessibilidade na Biblioteca Pública do Estado, nos Barris. As atividades começam neste domingo (5), com o Projeto Domingos Culturais, que apresentará a arte produzida por pessoas com deficiência. A primeira apresentação será com os músicos Marcos Welby, às 11h, e Evangel Vale, às 14h, ambos deficientes visuais, que abrirão o Setembro da Inclusão com voz e violão.

No dia 12 será a vez do teatro com o grupo “Noz Cego”, formado por deficientes visuais usuários do Setor Braille da Biblioteca. Já no dia 19, o projeto terá o grupo de percussão da APADA (Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos) formado por alunos surdos. Para encerrar a programação, dia 26, a apresentação será da Cia. Rodas no Salão, formada por cadeirantes dançarinos.

Além dos Domingos Culturais, acontecerá no dia 21, das 9h, às 18h, no Quadrilátero e Foyer da Biblioteca, uma série de ações socioculturais promovidas por pessoas com deficiência no Estado da Bahia. Uma parceria da Fundação Pedro Calmon (FPC), Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Conselho Estadual de Direitos das Pessoas com Deficiência (Coede) e instituições da sociedade civil garantirá uma programação com exposição, palestras, apresentações de teatro, dança e música.