O Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura de Salvador entregaram, nesta segunda-feira (13), ao presidente do Comitê Organizador Local e da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, a carta oficial pleiteando a abertura da Copa do Mundo da FIFA 2014. Ainda não existe definição da FIFA com relação à escolha da cidade que sediará a abertura do Mundial de 2014.

O presidente do COL recebeu, também, um Bidding Book elaborado pelo Governo da Bahia, reunindo, além das cartas de apoio das cidades e estados do Norte-Nordeste e de personalidades e entidades, como a declaração feita pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, considerando simpática a candidatura, um portifólio apresentando toda infraestrutura da cidade do Salvador, a exemplo de hotéis, bares, restaurantes, centros de convenções, aeroporto, porto e um pouco da história do município.

Ricardo Teixeira ressaltou que o pleito de Salvador é igualmente justo aos das demais sedes e destacou que a Bahia reúne as condições para sediar, não havendo restrição. Ao perguntar se, do ponto de vista técnico, o estado teria como se adequar conforme o caderno de encargos da FIFA, a equipe baiana ressaltou que já está sendo desenvolvido um estudo pela empresa Nussli para as adequações necessárias. A proximidade entre a Bahia e a Europa também foi destacada pelo presidente do COL.

O secretário da Secopa, Ney Campello, afirmou que a reunião foi positiva e que ficou animado para continuar na disputa. O assessor de Comunicação do COL, Rodrigo Paiva, fez referência ao torcedor do Nordeste, que é sempre solidário à Seleção Brasileira.

Também participaram da reunião o chefe de gabinete da Prefeitura de Salvador, Leonel Leal, o secretário de Educação e Esporte da Prefeitura, Carlos Soares, o assessor de relações internacionais e esportiva da Secopa, Marcio Costa, e o gerente de relacionamentos do Comitê Organizador, Fábio Starling.