Os representantes da Comissão de Concertação do Planseq Copa do Mundo se reuniram, nesta quinta-feira (9), na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), para avaliar e discutir as divisões das vagas de qualificação encaminhadas por sete estados que têm cidades-sedes da Copa 2014.

A comissão aprovou a lista encaminhada pelos estados, sendo acrescentadas as áreas profissionais de operador de caixa, vendedor, barqueiro e coordenador de eventos. O Planseq capacitará 150 mil profissionais até 2013. As vagas serão distribuídas entre as doze sedes brasileiras, além dos destinos indutores.

O presidente da Comissão de Concertação, o secretário da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (Secopa), Ney Campello, sugeriu que o Instituto João Havelange inclua na planilha as novas ocupações com as respectivas matrizes, e que as alterações sejam encaminhadas aos estados para que possam indicar as vagas de 2010. Foi estipulado um prazo curto para essa indicação. Quanto às vagas para os próximos anos, os estados terão 30 dias para fazer o encaminhamento.

Mônica Suruajy, do Conselho Consultivo do Instituto João Havelange, responsável pelo acompanhamento pedagógico, disse que o próximo passo será encaminhar ao Ministério do Trabalho e Emprego para lançar o edital no qual as instituições de ensino estarão se habilitando para realizar a qualificação. A previsão é que os cursos comecem este ano.

O coordenador geral de Qualificação Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego, Anderson Alexandre dos Santos, afirmou que “o Plano é importante para as cidades-sedes da Copa 2014, haja vista que a demanda de qualificação será intensa. Portanto, há necessidade de capacitação específica para colocar essas pessoas no mercado de trabalho.”