O prazo para inscrições destinadas ao Cadastramento de Espaços Culturais da Bahia, uma iniciativa que pretende mapear e reconhecer a realidade dos diversos locais que se dedicam a atividades de cultura, termina na próxima quinta-feira (30). Até o momento, mais de 130 espaços de 70 cidades, representando 23 territórios de identidade do estado, preencheram o formulário de efetivação do cadastro.

Promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio da Fundação Cultural do Estado (Funceb) e da Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult), o Cadastramento de Espaços Culturais, que teve início em julho, faz parte do Sistema de Informações e Indicadores em Cultura (Siic), uma ampla base de dados que estará disponível na internet e será alimentada pelos gestores da cultura dos governos federal, estadual e municipal, e pela sociedade civil, instituições culturais públicas, privadas e de interesse público.

O Siic pretende suprir a lacuna de informações relacionadas à cultura e é composto por três eixos básicos – cadastro, gestão, e estudos e pesquisas. O primeiro visa construir, implantar e acompanhar o cadastramento de espaços culturais, indivíduos (artistas, produtores), grupos artísticos, instituições culturais, festas populares e patrimônio cultural.

A coleta de informações atualizadas da atividade cultural baiana subsidiará o planejamento e a implementação de políticas públicas condizentes com as reais necessidades identificadas. Neste sentido, a Secult já realizou o cadastramento de filarmônicas, fanfarras, grupos de culturas populares e de teatro de rua do estado.

Para executar o Cadastramento de Espaços Culturais da Bahia, está sendo utilizado um formulário criado por uma ampla pesquisa realizada a partir do Censo de 1996/2006. As ações de divulgação desta iniciativa nos diversos Territórios de Identidade da Bahia vêm sendo feitas com apoio dos representantes territoriais, em contato direto com representantes dos espaços, dando auxílio também para o preenchimento do documento.

Não é necessário, no entanto, aguardar convocação – qualquer cidadão responsável por um centro de cultura está convidado a participar. No total foram identificados 330 possíveis espaços culturais para serem mapeados.

Como fazer

Para se cadastrar, gratuitamente, um representante do espaço cultural deve preencher o formulário disponível em sistema on line. O acesso à página também pode ser feito pelos sites da Funceb e da SecultBA.

São solicitadas informações básicas como nome, endereço, telefones, e-mails e responsáveis legais, além de dados a respeito da situação em que se encontra o espaço (em atividade, desativado, em construção), existência de mantenedora e frequência de público.

O único pré-requisito é que o local funcione de fato como um ambiente de cultura. No caso de dúvidas, a Diretoria de Espaços Culturais da Funceb está à disposição para esclarecimentos pelo e-mail diretoria.espacos@funceb.ba.gov.br ou pelos telefones (71) 3116-6877 e 3116-6879.