O periódico Caderno Cultural Expresso 18 e a revista Plano B foram os projetos contemplados pelo Edital de Apoio à Publicação de Periódicos, realizado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

O edital, promovido com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, tem como objetivo estimular a difusão da produção cultural do estado e ampliar o debate crítico na área.

Esta foi a primeira edição do edital, que contou com a inscrição de 11 propostas e até R$ 120 mil de apoio para cada projeto selecionado por um período mínimo de veiculação de seis meses.

Produzido por estudantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campi Alagoinhas e Santo Antônio de Jesus, o Caderno Cultural Expresso 18 teve sua primeira edição lançada em maio deste ano.

O caderno traz notícias e informações sobre cultura, arte, educação, meio ambiente, esporte, literatura e entretenimento e tem como público-alvo jovens, estudantes do ensino médio e superior, profissionais da educação, interessados em arte, artistas, agentes e dirigentes de cultura.

A revista Plano B, que vai chegar pela primeira vez ao mercado editorial do estado, abordará temas como comportamento, moda, culinária, teatro, música, cidadania, esporte, turismo, política cultural, entre outros.

A revista já teve uma edição piloto, que serviu para tentar impulsionar o grupo de produtores responsáveis pela produção de conteúdo. A publicação será semestral e distribuída de forma gratuita em pontos estratégicos, como bares, restaurantes, faculdades, bibliotecas públicas, academias e cursos em toda a Região Metropolitana de Salvador (RMS), com tiragem de cinco mil exemplares.