A Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), promoverá o III Encontro Baiano de Bibliotecário de Bibliotecas Públicas Municipais e Estaduais, desta quarta (15) até sexta-feira (17), com entrada gratuita. O evento será realizado no auditório da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime), na avenida Luís Tarquínio, 600, Centro, em Lauro de Freitas.

O encontro é uma iniciativa da FPC em parceria com a prefeitura do município e apoio da Unime. O evento, que tem como tema central ‘O papel da biblioteca no desenvolvimento social e cultural do cidadão’, conta com palestras, curso e debates. Durante o encontro acontecerá o Curso de Elaboração de Projetos Culturais para Bibliotecas Públicas Municipais e Estaduais.

Participarão do evento o secretário da Cultura, Márcio Meireles, o diretor da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e a coordenadora de apoio aos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas/Fundação Biblioteca Nacional – FBN, do Ministério da Cultura (MinC), Sandra Domingues.

Debate

“O encontro é fundamental para construção de um espaço de debate sobre as experiências desenvolvidas nas bibliotecas, possibilitando estreitar as relações entre os bibliotecárias, visando à sistematização de políticas públicas”, disse a coordenadora do encontro e gerente do Sistema de Bibliotecas Públicas, Maria Cristina Santos.

Na ocasião será relatada a história da Biblioteca Municipal de Lauro de Freitas, única de natureza pública do município, que tem população estimada em cerca de 156 mil habitantes e pela primeira vez sedia o evento. Segundo a coordenadora do Departamento de Bibliotecas e Infocentros Públicos, Sônia Maria Lima, “a realização do evento no município é uma oportunidade de divulgar, principalmente aos gestores públicos, a importância da biblioteca pública para a população local”.