O Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançam, nesta sexta-feira (1º), às 10h, no Gabinete da Reitora da UFBA, o livro “Cenários da Libertação – Paulo Freire na prisão, no exílio e na universidade”, de autoria de Clodomir Santos de Moraes.

Clodomir Santos de Morais, baiano de Santa Maria da Vitória, foi repórter dos Diários Associados e de outros jornais, durante 13 anos. Formou-se em Direito na Universidade Federal de Pernambuco. Foi deputado estadual em Pernambuco e um dos dirigentes da Ligas Camponesas de Francisco Julião, fatos que lhe custaram dois anos de prisão, torturas e depois um longo exílio e dez anos de direitos civis cassados, impostos pelo golpe militar de 1964.

A sua experiência, surgida da criação e desenvolvimento de um método de capacitação massiva para organizar várias daquelas Ligas Camponesas, levou a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) a contratarem Clodomir Santos de Morais para ser o conselheiro em Capacitação e Organização dos camponeses em processos de reforma agrária e desenvolvimento rural e, posteriormente, para dirigir projetos da ONU em Honduras, Panamá, México, Portugal, Nicarágua e para assessorar reformas agrárias do Peru, Costa Rica, Angola, Moçambique e Guiné Bissau.

Além de “Cenários da Libertação”, editado pela EDUFRO – Editora da Universidade Federal de Rondônia, Clodomir Santos de Morais tem 20 livros publicados, a maioria em espanhol e português, destacando-se a cartilha “Teoria da Organização”, com mais de 300 edições em 43 países e em vários idiomas.