A Editora da Universidade do Estado da Bahia (Eduneb) lança, no dia 29 de setembro, o livro “O Visconde de Cairu e o Brasil”, escrito pelo cônsul de Portugal no Brasil, João Paulo Marques Sabido Costa. O lançamento, em parceria com a Fundação Pedro Calmon/Secult, será às 16h, no Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris). “José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, é um personagem baiano simultaneamente conhecido (e reconhecido) e desconhecido. Considerado, sem dúvida, como um dos principais pensadores brasileiros (e portugueses) do inicio do século 19”, destacou o escritor.

Segundo o cônsul, o pensador Visconde de Cairu foi reconhecido na história, devido à abertura dos Portos do Brasil às Nações Amigas, que ocorreu na cidade de Salvador em 1808, ao qual teve um importante desempenho. “Naturalmente, não deixaremos de colocar certas questões, que mesmo de forma modesta procurarão contribuir para aclarar alguns aspectos da vida do autor”.

Para o escritor, o texto não pretende analisar a obra econômica de Cairu, pois outros autores já teriam contribuído para essa questão. “Concentrei-me assim, a uma panorâmica da vida de Cairu, da qual se extrairão aspectos concretos da sua importância para a História do Brasil”, diz.