Diferentes concepções da imagem de Nossa Senhora Sant’Ana ficam expostas no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, desta quinta-feira (30) a 7 de novembro, na mostra intitulada “Sant’Ana – Imagens Seculares e uma História com Novos Olhares”, reunindo trabalhos de 39 artistas baianos, com curadoria do arquiteto e artista plástico Luis Humberto Carvalho. O dinheiro arrecadado com a venda das peças será usado no restauro do acervo sacro da Igreja do Santíssimo Sacramento e Santana. Este importante templo católico baiano está localizado no bairro de Nazaré e completou 250 anos em 26 de julho.

“Sant’Ana – Imagens Seculares e uma História com Novos Olhares” se enriquece mais ainda com a exposição de imagens da avó de Jesus, reunidas pela diretora do Museu de Arte da Bahia, Sylvia Athayde, em uma mostra conjunta. Ela escolheu, como testemunho evocativo do passado, belas e significativas representações escultóricas de Santana, produzidas na Bahia entre os séculos 18 e 19, provenientes de museus, igrejas e coleções particulares. “Esta mostra reúne, inclusive, as imagens do altar-mor e do consistório da Igreja de Sant’Ana. Também estão expostas imagens da antiga Sé da Bahia, do Convento de Santa Clara do Desterro, do Museu de Arte Sacra da Ufba e do Museu Abelardo Rodrigues”, revela Sylvia Athayde.

Podem ser vistas obras de César Romero, Chico Mazzoni, Dom Gregório Paixão, Dulce Cardoso, Eliana Kertész, Fernando Oberlaender, Fred Schaeppi, Gil Mário, Guache Marques, Juraci Dórea, Lúcia Biondi, Lydia Sepúlveda, Maria Adair, Maria Luedy, Marisa Vianna, Osmundo Teixeira, Sérgio Rabinovitz, Tatti Moreno, André Moreno, Café de Jesus, Carlindo França, Carmem Penido, Celso Cunha, Claudiomar Gonçalves, Washington Falcão, Waldo Robatto, Rosana Fialho, Norma Correia, Mimi Fonseca, Luis Humberto Carvalho, Luis Cláudio Campos, Luis Brito, Jair Gabriel, José Henrique Barreto, Inha Bastos, Humberto da Costa, Hilda Salomão, Herval Moreira e Gustavo Moreno.