Uma alternativa de lazer para o público no feriado da Independência do Brasil é a apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) pela Série Concertos Acadêmicos, na terça-feira (7), às 20h, na sala principal do Teatro Castro Alves, sob a regência do maestro convidado Domingo Hindoyan, da Venezuela, e com a participação do pianista baiano Ricardo Castro, gestor artístico da Osba.

Os ingressos custam R$ 10 (inteira). Antecedendo ao concerto, haverá uma vesperal gratuita, na segunda (6), às 16h, no mesmo local. O programa desta edição da série inclui o “Adagietto”, da Sinfonia nº 5 em Dó Menor, de Gustav Mahler, “El Amor Brujo”- Ballet Suíte, do compositor espanhol Manuel de Falla, e o Concerto nº 2 em Fá Menor, Op. 21 para piano e orquestra, de Frederic Chopin, com solo de Ricardo Castro (somente no dia 6). No dia 7, a Osba apresentará também a Sinfonia nº 7 em Lá Maior, Op.92, de Ludwig Van Beethoven.

Lançada este ano, a Série Concertos Acadêmicos conta com a participação de músicos do Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), e tem como objetivo capacitar os jovens talentos em repertório orquestral e, ao mesmo tempo, desenvolver as capacidades pedagógicas dos experientes músicos da Sinfônica. A orquestra é mantida pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por intermédio da Fundação Cultural (Funceb) e TCA.