De notável mérito arquitetônico, construída por escravos e ex-escravos a partir de 1704, nas horas vagas que dispunham, ao longo de quase 100 anos, a Igreja da Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo da Irmandade dos Homens Pretos, em Salvador, é o próximo imóvel tombado como patrimônio do Brasil a receber o projeto gratuito Visitas Guiadas, que leva arquitetos especialistas a se tornarem guias de monumentos em processo de restauração.

A visita ao Rosário dos Pretos acontece nesta quinta-feira (23), às 15h, com inscrições através do endereço eletrônico visitasguiadas.ipac@gmail.com ou dos telefones (71) 3117-6491 e 3117-6492.

“Pesquisadores, professores, estudantes universitários, guias de turismo e turistas de várias nacionalidades vêm participando das visitas”, afirmou o coordenador do projeto, Igor Souza, historiador da assessoria técnica do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), responsável pela iniciativa.

O ‘Visitas Guiadas’ surgiu para informar proprietários, gestores públicos, usuários de imóveis tombados e outros interessados da importância arquitetônico-histórica e cultural dessas edificações.