Nesta sexta-feira (3), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) inicia em Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália e Belmonte, no extremo sul do estado, o projeto Espaço de Proteção Integral, para garantir assistência social e desenvolvimento aos indivíduos e famílias das tribos Pataxó e Tupinambá que tenham seus direitos violados e em situação de risco pessoal. A solenidade será às 16h, no Centro Comercial da Aldeia Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, com a presença da secretária Arany Santana, e de representantes das entidades envolvidas com o trabalho.

O projeto, que será executado no período de um ano, é uma parceria entre o Instituto Tribos Jovens, o Governo do Estado, por meio da Sedes, e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Segundo Arany Santana, uma equipe multidisciplinar e multiétnica trabalhará nas seis aldeias e facilitará os encaminhamentos para a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente nos três municípios. “Vamos atuar respeitando as particularidades de cada aldeia”.

Nos 12 meses de execução serão atendidas 150 famílias e 240 adolescentes semanalmente e capacitadas 100 lideranças indígenas para o enfrentamento a violências e sobre a gestão de projetos sociais. O Espaço de Proteção Integral atenderá as Aldeias Pataxó-Aldeia Velha, Barra Velha, Boca da Mata, Coroa Vermelha, Mata Medonha e a Aldeia Tupinambá-Patiburí.