Sob coordenação do Serviço Universitário de Saúde (Sesu), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), foi realizada nesta quarta-feira (1º), a 3ª Feira de Saúde com o objetivo de integrar e divulgar as ações de promoção à saúde, desenvolvidas pela universidade.

Durante a feira, a comunidade universitária teve disponíveis diversos serviços, entre eles, ginástica laboral, terapias não convencionais (cromoterapia, massagem relaxante, e outros), orientação nutricional, aferição de pressão, avaliação do índice de massa corpórea, dosagem de colesterol e glicemia, orientação para prevenção de acidentes com animais peçonhentos e saúde bucal. Na oportunidade, houve também a distribuição de folders educativos e orientação sobre saúde da mulher, da criança, do idoso, do homem, saúde mental, uso racional de medicamentos e suporte básico de vida.

O evento envolveu aproximadamente 100 pessoas, entre professores, médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas, funcionários e estudantes dos cursos da área de saúde, como Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Medicina e Biologia.

Segundo o coordenador do Sesu, Fábio Alves, a Feira de Saúde é uma forma de mostrar como a Uefs vem trabalhando em prol da comunidade universitária, por meio de programas de saúde que possam identificar e prevenir patologias.

“Através do nosso programa de prevenção de doenças cardiovasculares tentamos combater o sedentarismo, o estresse e a obesidade, para evitar que esse quadro se transforme em outras doenças mais graves”, disse o coordenador.

A estudante do 6º semestre do curso de Engenharia de Alimentos, Deise Fraga do Carmo, foi uma dos visitantes da feira. Ela resolveu aferir a pressão e confessou que essa não é uma prática rotineira. “Essa feira vai fazer com que eu verifique se está tudo bem comigo”, disse.