A Secretaria de Educação do Estado inaugurou, na manhã desta quinta-feira (23), a Escola Estadual Santo Antônio do Argoim, na zona rural da cidade de Rafael Jambeiro, a 217 quilômetros de Salvador. São seis salas de aula, sala de informática, sala de leitura e toda a infraestrutura administrativa e pedagógica para atender 720 jovens da região.

A construção da nova escola, que faz parte da ampliação do acesso à educação no campo, contou com recursos do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A inauguração da unidade de ensino teve a presença da secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, autoridades locais e estudantes. Barreto disse que a ampliação da educação na zona rural é importante para a Bahia, estado onde há o maior número de famílias vivendo da agricultura no país – são mais de 600 mil.

“Os jovens daqui não vão precisar se arriscar em estradas ou deixar a região para concluir seus estudos. E num mundo cheio de ameaças, como as drogas, que acabam famílias inteiras, a educação é a garantia de caminhos e perspectivas melhores”, disse o secretário da Educação.

Estrutura

Os alunos da nova escola assistiam aula no prédio de uma escola municipal, dividindo espaço com outros estudantes. Fabiana Rebouças, que cursa o segundo ano do ensino médio, gostou da estrutura e disse que com mais espaço, professores e alunos podem se organizar melhor. “Não vamos mais dividir espaço com o ensino fundamental”.

A Escola Estadual Santo Antônio do Argoim vai funcionar nos três turnos. Pela manhã e pela tarde será oferecido o ensino regular, do primeiro ao terceiro ano; à noite, a Educação para Jovens e Adultos (EJA). Serão 10 professores.

Com a nova estrutura, a prefeitura de Rafael Jambeiro vai iniciar um programa de reforço escolar. “Os jovens vão receber auxílio de monitores no turno oposto; a ideia é aproveitar para investir também na qualidade. Quem tiver dificuldade vai receber apoio para melhorar o desempenho”, explicou a prefeita, Cibele Carvalho.

Publicada às 10h30
Atualizada às 14h