Pequeno município do Território de Identidade do Velho Chico, a 710 quilômetros de Salvador, Muquém de São Francisco ganhou, nesta quinta-feira (2), uma nova unidade escolar – o Colégio Estadual Sidney Mascarenhas, entregue pelo secretário da Educação, Osvaldo Barreto, no distrito de Javi, na zona rural da cidade.

A nova estrutura de ensino vai atender 720 estudantes da região, até então alocados em um prédio improvisado. São seis aulas de aula, laboratório de informática e vídeo, além de cantina, sala de professores e áreas externas de convivência.

O secretário também foi a Ibotirama para entregar a reforma do Colégio Estadual Clérinston Andrade, contemplada com reparo dos banheiros, pinturas interna e externa, a construção de um jardim na lateral do prédio e a ampliação da área construída em oito metros. Atualmente, 450 alunos estão matriculados na escola.

Em seguida, a comitiva da SEC seguiu para o município de Irecê, a 468 quilômetros da capital baiana, para entregar outra unidade escolar reformada. Desta vez, a Escola Estadual Antonio Carlos Magalhães, que atende a 303 estudantes da 4ª a 8ª séries do ensino fundamental.

Os reparos foram nas redes elétricas e hidráulicas, além do telhado e de toda estrutura física do prédio. Como conseqüência das obras, o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que passou de 2.7 para 3.7.

“Não se trata apenas de reformas estruturais, mas da dinamização do ambiente de ensino, calcado no respeito aos alunos e professores. Hoje, 703 escolas estaduais estão em reforma, das quais 250 foram concluídas e outras 250 estão em fase de conclusão”, disse o secretario Osvaldo Barreto, observando que este processo fortalece a gestão escolar em parceria com os municípios.

Ainda em Irecê, a comitiva visitou o Centro de Educação Territorial da cidade, que consiste num dos 27 centros de todo o estado. Nele, mais de 500 jovens da região estão matriculados em cursos diversos como os de Agropecuária, Apicultura, Biocombustiveis e Enfermagem.

Publicada às 11h20
Atualizada às 20h55