O Centro Estadual de Educação Especial Professora Ielita Neves Cotrim da Silva foi entregue, nesta quinta-feira (9), à população de Caetité, após reforma. Durante o ato, os estudantes fizeram apresentações teatrais. A unidade atende crianças, jovens e adultos com deficiência, moradoras da região do centro sul baiano.

De acordo com a diretora, Telma Silva Cardoso, a unidade oferece apoio pedagógico e infraestrutura adequada para atender alunos com diversas síndromes, paralisia cerebral, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD).

Cerca de 150 alunos da região frequentam o centro em um turno oposto ao do colégio regular em que estudam. A unidade possui rampas de acesso para usuários de cadeira de roda, pistas táteis para deficientes visuais, sensores luminosos para surdos, salas de braille e libra, de apoio pedagógico e salas de artes.

Além de Caetité, mais dois municípios tiveram suas escolas reformadas. Em Guanambi, a 796 quilômetros de Salvador, foi o colégio de ensino fundamental Gercino Coelho, que ganhou pintura interna e externa, reparo nos telhados, conserto nos banheiros, rampas nas áreas de acesso e ampliação do laboratório de informática.

De acordo com o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, nas reformas e construções na Diretoria Regional de Guanambi, que abrange 22 escolas e 11 municípios, o investimento foi com recursos do Tesouro e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Em Bom Jesus da Lapa, a Escola Estadual Edivaldo Boaventura recebeu pintura geral, troca de portas, reparos nos banheiros, no laboratório de informática e na biblioteca, e revisão da parte elétrica.

Publicada às 12h15
Atualizada às 18h30